Skype Me™!
 

Informações Úteis

Entre as diferentes opções que o mundo das viagens de cruzeiros nos oferece, o que já foi um luxo só para poucos privilegiados está se tornando uma possibilidade muito interessante para o público em geral. Trata-se de uma tendência observada, que mostra a preferência do público em viajar de Cruzeiros.

Classificação dos Cruzeiros

O peso dos cruzeiros, em toneladas, varia entre 3500 até 225000.
A velocidade da maioria desses navios está entre os 19 e os 25 nós.
A capacidade de passageiros varia entre 100 a mais de 3.000 pessoas.

Reservas

Recomendamos que você faça reservas com bastante antecedência para a escolha do melhor navio, o itinerário e a melhor localização da cabine.

Idade do navio

Cé importante saber se o barco tem mais de 10 anos e se foi remodelado.

Escolhendo a cabine

Nos navios construídos nos últimos 10 anos, os camarotes possuem tamanhos e decoração semelhantes, com exceção das cabines de luxo, individuais ou especiais para pessoas com deficiência física. As diferenças de preço são baseadas nas categorias: interna (sem janelas) e exterior, ou com vista ao mar (com janela), e sua localização nas pontes inferiores ou superiores, mais perto do centro ou nas extremidades (proa e popa). Todas as cabines estão geralmente acima da linha de flutuação.

Na geração mais recente de cruzeiros há uma atenção especial ao conforto. Além disso, existe uma tendência a um maior número de cabines com vista ao mar, uma grande varanda sendo denominadas externas de luxo. Também aumentou o número de suítes, e entre elas, as diferenças de tamanho e localização, dependendo da conveniência e conforto dos passageiros.

Nos navios mais antigos os conceitos de espaço e dimensão são diferentes.

Normalmente, o cruzerista passa a maior parte do seu tempo nas áreas de entretenimento e exterior do barco, usando apenas a cabine para dormir, descansar, e se preparar para as diferentes atividades. Por estas razões, não é considerado de importância vital que seja interna ou externa, dependendo da preferência pela luz natural durante o dia.

É conveniente escolher uma cabine que esteja mais perto do centro do navio para neutralizar os movimentos normais de transporte marítimo e, nos navios mais antigos, longe de áreas de potencial ruído como salões de festas, boate, sala de máquinas e elevadores. O motor está localizado na popa do barco, no convés inferior.

No que diz respeito à capacidade de uma cabine, é possível acomodar duas pessoas. Na maioria dos navios há também camarotes para três e quatro.

Para cinco passageiros, existem poucas empresas que têm essa capacidade em seus barcos, por isso, se necessário, é recomendável fazer reservas o antes possível para conseguir cabines conjugadas.

Para os passageiros com deficiência física ou necessidades especiais existem cabines suficientes, com as devidas variações de cada barco. Por isso é aconselhável obter informações com antecedência.

A escolha da companhia marítima

Na hora de escolher a companhia marítima, é importante avaliar o estilo do cruzeirista e levar em consideração informações como: a língua oficial do navio e / ou outros que são utilizados, a nacionalidade dos oficiais e tripulantes, e funcionários, assim como animadores, tanto para crianças como para adultos. Os espetáculos são geralmente musicais e visuais, portanto, não há barreira linguística que dificulte a possibilidade de apreciá-los.

Normalmente, os tripulantes falam vários idiomas e estão acostumados a receber passageiros de diversos países.

No que diz respeito às refeições, é bom conhecer o estilo da cozinha da empresa de sua escolha e seu nível de prestígio. Se você precisar de uma refeição especial deverá mencionar esse dado no momento da contratação do cruzeiro, ou o mais cedo possível, em caso de necessidade.

Independentemente do acima exposto, as características dos barcos (trajetória e prestígio da companhia) transformam uma viagem de cruzeiro em férias inesquecíveis. Sem dúvidas, viajar com pessoas de todo o mundo é enriquecedor e a atmosfera especial do cruzeiro facilita o contato e a socialização.

Regras e Dicas

Estacionamento no porto:

A maioria dos portos tem um estacionamento para longas estadias. Aqueles que desejem ir para o cruzeiro com o seu próprio carro poderão pré-reservar este serviço no momento da contratação. Neste caso, o pagamento deverá ser feito no mesmo local, e ainda é preciso ter em mente que alguns portos só aceitam pagamento em dinheiro.

Documentação para embarque:

Os documentos de viagem são enviados por correio ou e-mail uma semana antes da data do cruzeiro (exceto nos casos de venda de última hora). Dependendo dos portos que você visitar, você vai precisar de um passaporte ou documento de identidade no local.

Seguros:

É aconselhável contratar um seguro para o cruzeiro. Em algumas empresas já estão incluídos no preço. oferecendo cobertura básica, com a possibilidade de ampliar os benefícios. Também é bom em caso de cancelamento (por um bom motivo), para cobrir o reembolso dos valores pagos sem penalidade.

Vacinação:

Apenas são solicitadas vacinas em cruzeiros no Oceano Índico, especialmente contra a febre amarela. Também recomenda-se uma consulta específica com antecedência.

Documentação a bordo:

Juntamente com a informação impressa e folhetos a serem entregues ao passageiro ao embarcar, a bordo você usará um cartão magnético, o qual servirá para pagar as bebidas (alcoólicas e não-alcoólicas), os serviços extras (como lavanderia, cabeleireiro, spas) e fazer compras nas lojas. No final do cruzeiro todos os gastos podem ser pagos, incluindo as gorjetas, com os habituais cartões de crédito ou dinheiro em moedas que são aceitos, que dependendo do cruzeiro pode ser em dólares ou em euros.

Gorjetas:

É uma prática aceita e imposta dar uma gorjeta aos funcionários das cabines e restaurante no fim da viagem. A quantidade geralmente pode ser ao redor dos US$ 10 por passageiro e por dia de cruzeiro.

Excursões:

São opcionais, estão programadas e são pagas a bordo e não estão incluídas no preço da reserva da cabine.

Bagagem:

Não há taxas para excesso de bagagem (dentro de condições razoáveis), para embarcar em um cruzeiro, há somente as impostas pelas companhias aéreas, no caso do uso de um avião até o porto. A documentação para a viagem inclui várias etiquetas, que devem ser completadas com as informações exigidas e colocadas para a identificação das malas. Recomenda-se escrever com letras maiúsculas impressas para fácil leitura. No momento do embarque, os funcionários do cruzeiro serão responsáveis por transportar a bagagem para a cabine, onde ela deverá permanecer.

Compras a bordo:

Todos os cruzeiros têm várias lojas duty free, ou seja livre de impostos. Os bares também possuem esta característica, mas eles geralmente cobram uma gratificação normalmente entre 10% e 15%, onde também os preços são razoavelmente atraentes.

Animais de estimação:

Nos cruzeiros não é permitido o embarque com qualquer tipo de animal.

Vestimenta:

Durante uma viagem de cruzeiros, a roupa é descontraída e informal, dependendo da época e da temperatura. Para a vida a bordo é recomendável usar roupas leves, calçados confortáveis, além de roupa de banho e para praia.

É uma tradição ter uma ou duas noites de gala, em cada cruzeiro, para a qual se aconselha que as mulheres usem vestido de festa e que os homens usem ternos. É muito importante conferir o estilo de vestimenta da companhia, e se possui algum código especial, pois algumas empresas insistem na necessidade de roupas escuras.

Para as excursões, também é recomendado usar roupas leves e calçados confortáveis. Sendo que ao visitar determinados lugares religiosos ou santuários, deve-se considerar o uso de calça comprida e ombros cobertos.

Para as mulheres, aconselha-se a transitarem na área exterior com sapatos de salto baixo para evitar quedas.

Horario das refeições:

A maioria dos cruzeiros tem dois horários de refeições, por região e época do ano. É aconselhável ter em conta este dado no momento da reserva.

Como orientação podem ser dados como exemplo os seguintes horários: Almoço, o primeiro turno às 12:00, segundo turno às 13:30. Jantar, às 18:15 o primeiro turno e segundo turno às 20:30.

Atividades a bordo:

Todos os dias os publica-se a programação de atividades no cruzeiro em várias línguas. O passageiro receberá uma cópia em sua cabine. O seu conteúdo inclui: as atividades diárias (concursos, danças, aulas de aeróbica, jogos), programa de entretenimento e exibição de filmes, com o horário e o lugar; horário das refeições, promoções e ofertas em várias lojas, horário de serviço a bordo (estética, cabeleireiro, academia), passeios do dia e tarifas.

Cuidados médicos:

Todos os navios possuem um centro médico executado por um ou mais profissionais qualificados e enfermeiros. Se for utilizado, este serviço é cobrado separado, por isso é aconselhável ter um seguro médico adequado. Os remédios para enjôo são geralmente fornecidos gratuitamente.

Mulheres grávidas:

As mulheres grávidas estão autorizadas a viajar até a 28 ª semana de gravidez, desde que possuam um atestado médico autorizando a viagem.

Serviços para famílias:

Várias instalações do barco são dedicadas às crianças e adolescentes de 3 a 17 anos. Há berços disponíveis para os bebês, mas tenha em conta que isso reduz o espaço de instalação da cabine. Você pode também contratar alguém para cuidar de crianças (a partir de seis meses de idade) para o serviço de babysitter por uma módica quantia.

Fumantes e não fumantes:

As áreas para fumadores e não fumadores estão claramente identificadas em todos os barcos. Nos restaurantes e teatros não é permitido fumar. Você pode fumar charutos ou cachimbos nas áreas exteriores e salas dedicadas. É importante conferir a política e as regras de cada companhia de cruzeiros, as quais podem variar.

Objetos de valor:

Durante sua viagem de cruzeiros, os objetos de valor podem ser depositados no cofre da cabine, ou, caso contrário, no gabinete do comissário de bordo.

Comunicações e serviço postal:

Disponibiliza-se telefone, fax e Internet, que permitem ao passageiro fazer contato em qualquer lugar do mundo, mesmo que quando as comunicações são por satélite, o custo é elevado. Os passageiros também podem receber e enviar correspondência.

Casa de cambio:

É uma casa de câmbio a bordo, embora para quantidades significativas é aconselhável fazer a troca em bancos ou caixas, uma vez que é mais vantajoso.

Eventos especiais:

Se durante a viagem houver um evento celebrando algum acontecimento familiar, aniversário de casamento, aniversários, etc. aconselha-se a notificar o diretor do cruzeiro, e há geralmente uma atenção especial.

Normas de segurança

Em Outubro de 1997 entraram em vigor as normas internacionais de prevenção de incêndios e de salvamento. Elas exigem das companhias marítimasque instalem em seus barcos de sistemas de alarme, detectores de incêndio, etc. Posteriormente, em Março de 2001 aprovaram-se novos modelos de coletes salva-vidas, estabelecendo que se deve transportar a bordo um colete para cada criança embarcada, um para cada adulto e também aumentar o número total de adultos de 30% a 50%.

É aconselhável que o passageiro, uma vez instalado no seu camarote, localize seu colete salva-vidas e leia as instruções de segurança e de urgência, a fim de certificar-se de que seu colete esteja em boas condições e para testá-lo. Se viajar com crianças deverá verificar se o tamanho é correto para eles e, descontraidamente, ensiná-los a utilizá-los.

Se você sofre de alguma doença ou deficiência, será de grande utilidade informar a tripulação, de modo que, em caso de urgência ou de emergência possa ajudá-lo com prioridade. Dentro de 24 horas após o embarque os passageiros serão convidados a assistir a uma reunião de informação sobre as medidas de segurança a bordo. Ao mesmo tempo devem ser ensinados como usar um colete salva-vidas, e poderão perguntar todas as questões que podem ser consideradas necessárias além de tirarem as dúvidas que possam surgir. Serão alguns minutos de atenção que podem ser muito úteis para preservar vidas, vendo-o como uma medida preventiva, sem intenção de dramatizar a situação.

 

1ª Central de Reservas de Cruzeiros do BRASIL.

DECRUZEIROS.COM TURISMO LTDA

Cadastro Cadastur Nº 24.030834.10.0001-8 Cadastro CNPJ Nº 11.040.686/0001-60

 

© DeCruzeiros.com 2006 Todos os direitos reservados.

Contato: clique aqui.

Todas as tarifas indicadas em DeCruzeiros.com estão expresadas em dólares estadounidenses, por pessoa
em base dupla para a primeira categoría de cabine interno.